domingo, 27 de setembro de 2009

domingo, 13 de setembro de 2009

Quais as principais diferenças entre tocadores MP3, MP4, MP5...?

*Com a colaboração da Redação do IDG Now!
Equipamentos com funções iguais às vezes têm nomes diferentes, como MP9 e MP11. Conheça as características desses players.
A extensão de arquivo. Mp3 mudou a forma como ouvimos e compramos música. Isso porque o formato possibilita uma maior compressão do arquivo (diminuindo seu tamanho) sem a perda significativa da qualidade do áudio.
Com esse formato de música vieram os aparelhos portáteis capazes de reproduzi-lo e que, por isso mesmo receberam o nome de MP3 players. Em pouco tempo foram agregadas funcionalidades como gravar áudio, armazenar arquivos de todo tipo e alguns vinham até com sintonizador de rádio FM.
A popularidade desses tocadores deu origem a uma série de outros gadgets que agregavam funções e capacidades. É o caso dos aparelhos MP4 que vieram logo em seguida, trazendo uma pequena tela LCD e a capacidade de reproduzir música e alguns formatos de vídeo.
Apesar de existir um formato de arquivo de vídeo chamado. mp4 (MPEG-4), o 'nome' desses novos players não tem relação alguma com este formato. Inclusive alguns aparelhos nem são compatíveis com este tipo de arquivo.

> Evolução: do MP3 ao MP11
Vale lembrar que já estamos no MP15
Por isso, quem está interessado em comprar um desses aparelhos deve ficar atento à estratégia utilizada pelos lojistas para vender os chamados MP4, MP5, MP6, MP7 e assim por diante: quanto mais funções, maior o numeral que vem depois do "MP".
Além disso, leve em conta que a maior parte destes playes são genéricos (ainda que tragam impressos na carcaça alguma marca conhecida). Muitos deles têm procedência duvidosa e são vendidos com garantia máxima de três meses (dada pela própria loja, que costuma substituir por outro em caso de problemas).
Como regra geral básica, vale a relação a seguir (embora isso possa variar dependendo do lugar onde são comercializados):
MP3
Os percussores desse ‘movimento’. São aparelhos mais simples, geralmente utilizam pilha alcalina comum ou recarregável (formato AA) e capacidade de armazenamento que varia para cada aparelho. Reproduzem, além de arquivos de áudio em .mp3, também os de extensão .wav (WAVE) e .wma (Windows Media Audio).
MP4
A partir deste modelo, os vendedores começaram a aumentar o número depois do MP, como referência a um recurso adicionado. Como já mencionado, existe um formato de arquivo .mp4, mas a maioria desses aparelhos não é compatível com essa extensão. No geral rodam arquivos de vídeo simples, como .mtv e .amv.
MP5
‘Evolução’ do MP4, estes tocadores trazem recursos como câmera digital e capacidade para games.
MP6
Este tem, além de todos os recursos dos anteriores, funciona também como celular. Alguns desta categoria chegam a oferecer conectividade Bluetooth, Java e GPRS.
MP7
As funções deste gadget variam conforme o fabricante. Alguns oferecem TV gratuita (com antena externa - mas não captam o sinal brasileiro de TV digital) ou celular para entrada de dois chips. Até filmadora digital pode ser encontrada nesse modelo.
MP8
Nesta versão, alguns modelos oferecem tela sensível ao toque e até duas câmeras digitais.
MP9
Alguns desses aparelhos dizem oferecer conexão 3G, acelerômetro (sensor que muda automaticamente a posição da imagem quando colocado na vertical ou horizontal) e até gravação da programação da TV (analógica) e da rádio FM.
MP10 / MP11
Além de contar com todos os recursos anteriores, esses modelos também oferecem a função “Music Shake”, que troca a música ou a imagem apenas movimentando a lateral do aparelho.
Por Monica Campi, da PC World*
05-06-2009


Aguardem em breve informações sobre MP12 ao MP15

Como escolher a melhor impressora para a sua casa?

Veja algumas dicas importantes na hora de escolher o equipamento
Elas são companheiras quase inseparáveis dos computadores. E, aqui, acontece algo curioso, que todos já notaram: os aparelhos até que não são tão caros. O problema está nas tintas e nos toners, que vêm depois. Aí, sim, a coisa complica...


Assim como outros aparelhos ligados à informática, no caso das impressoras é super importante você pensar no tipo de uso que você dará ao equipamento, antes de comprar.

Dividimos o mercado em 4 tipos básicos de impressoras: as jato de tinta com qualidade fotográfica, as jato de tinta normais, as multifuncionais e as impressoras laser.

As multifuncionais fazem muito sucesso, especialmente em ambientes domésticos. E não sem razão: afinal, juntam, num só aparelho, fax, scanner e impressora. Antes de comprar, preste atenção nos cartuchos. Há impressoras que trazem apenas dois cartuchos – um preto e outro para todas as cores. Outras, trazem vários deles, cada um para uma cor. Achamos que essa divisão de cores é mais interessante, porque, assim, você compra apenas aquela cor que acabou. E há cores que a gente usa muito mais que outras, não é?
O mesmo cuidado vale para as impressoras jato de tinta normais e fotográficas. Outra coisa importante é a velocidade. Procure saber quantas páginas elas imprimem por minuto. Afinal, nada mais chato que impressora lenta, não é?

Saindo do mundo das jato de tinta, nós somos adeptos das impressoras laser – mesmo para casa. E são duas as explicações. A primeira é a qualidade da impressão – geralmente muito mais precisa que nas jato de tinta. A segunda explicação está no bolso. As impressoras laser são mais caras – se forem coloridas, então, muito mais caras. Porém, quando você faz as contas, no longo prazo, acabam saindo mais baratas, porque o custo para imprimir cada página é menor. Como os toners duram muito mais que os cartuchos, acabam saindo mais baratos.

Aí a gente volta lá no começo desse guia: o tipo de uso que você vai dar ao seu equipamento. Se você é do tipo que imprime bastante, não tenha dúvidas: as impressoras laser sairão mais baratas para você. Se você imprime menos e gosta de colocar no papel fotografias, por exemplo, as jato de tinta ainda levam a melhor.

Agora, fique atento, a indústria anda prometendo baixar os preços das impressoras laser coloridas. E, quando isso acontecer, pode ser que o laser ganhe a dianteira, definitivamente, relação ao jato de tinta.

Boas compras!

Fonte: Olhar Digital